Um levantamento divulgado pela Federação Nacional dos Bancos ( Febraban ) mostrou que 43% dos brasileiros estão otimistas em relação a suas finanças, e acreditam em um futuro com menos dívidas. A pesquisa sobre o tema foi realizada em todo o Brasil pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), entre os dias 14 e 20 de fevereiro, e entrevistou 2 mil pessoas.
Segundo a Frebaban, esse levantamento mostra que o orçamento familiar está ficando menos pressionado, o que possibilita um maior poder de compra e, consequentemente, a movimentação da economia. Em uma análise do público que manifestou esse otimismo, 47% correspondem a pessoas com faixa etária entre 25 e 44 anos, além de 47% possuírem renda acima de cinco salários mínimos. Os nordestinos também integram essa estatística, com 49%.
Embora o resultado realmente traga um bom sinal sobre a economia brasileira, o número é inferior se comparado aos 12 últimos meses, nos quais 53% dos entrevistados afirmaram acreditar que estariam menos endividados no final do ano. Com a chegada do final do ano, em outubro de 2023, essa porcentagem chegou a 41%, enquanto em dezembro o resultado subiu para 42%.
Desde outubro, a pontuação das pessoas que achavam que ficariam mais endividadas alcançou uma redução de 22% para 20%. Enquanto isso, 34% afirmaram que acreditam que a situação não vai mudar.