O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, seja reconduzido ao cargo. A decisão é desta quarta-feira (15).
O próprio ministro havia afastado o então governador em janeiro deste ano pelo período de 90 dias, após os atos ocorridos no 8 de janeiro em Brasília. Na época, Moraes determinou que Ibaneis Rocha fosse investigado por suposta omissão na segurança do Distrito Federal, por conta da ocupação das sedes dos três poderes da República.
"Revogo a medida cautelar imposta a Ibaneis Rocha Barros Júnior, determinando seu retorno imediato ao exercício integral das funções do cargo de governador do Distrito Federal", diz trecho da decisão.
Embora com a revogação, o ministro frisou que o inquérito que apura suposta omissão na segurança do Distrito Federal segue seu rito normal, não afastando a possibilidade de que o governador seja alvo de novo afastamento.
"Observe-se, ainda, que o presente inquérito seguirá seu curso regular, com a realização das diligências necessárias pela Polícia Federal para a conclusão do feito e envio à Procuradoria Geral da República e [...] a medida cautelar poderá, de ofício ou a pedido das partes, voltar a ser decretada, se sobrevierem razões que a justifiquem", completou o ministro Alexandre de Moraes.
Ver todos os comentários | 0 |