Fechar
GP1

Brasília - Distrito Federal

Margareth Menezes aceita convite para assumir Ministério da Cultura

A artista confirmou a informação em entrevista coletiva no Centro Cultural do Banco do Brasil.

Nesta terça-feira (13), a cantora Margareth Menezes comunicou que aceitou o convite para assumir a pasta do Ministério da Cultura do futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração foi feita pela própria artista durante entrevista coletiva no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do gabinete da equipe de transição de governo, em Brasília.

"Foi uma conversa muito animadora para nós que somos da área da cultura. Nós conversamos e eu aceitei a missão e recebo isso como uma missão mesmo. Entendendo o lugar dessa minha representação e entendendo também a necessidade da gente fazer uma verdadeira força tarefa pra gente levantar o Ministério da Cultura", disse a futura ministra.


Horas depois, Margareth agradeceu o convite para assumir a pasta da Cultura em post no Instagram. "Agradeço ao presidente Lula pela confiança, tendo a certeza de que será um grande desafio e uma enorme responsabilidade. Vamos trabalhar incansalvemente para reeguer a Cultura do nosso país!", diz trecho da legenda do post.

No governo do atual chefe executivo, Jair Bolsonaro, a pasta da Cultura funciona como Secretaria Especial, alocada no Ministério do Turismo.

Lula já anunciou cinco ministros para o novo governo

Fernando Haddad - Ministério da Fazenda

José Múcio Monteiro - Ministério da defesa

Flávio Dino - Ministério da Justiça

Rui costa - Ministério da Casa Civil

Mauro Vieira - Ministério das Relações Exteriores)

Quem é margareth Menezes?

Nascida em Salvador em 1962, Margareth Menezes da Purificação é uma das cantoras mais influentes da música baiana, com carreira de mais de quarenta anos. Filha de Diva, doceira e costureira, e Adelício Soares, motorista, sendo a mais velha dos 5 irmãos.

Sua vida artística despertou por parte de seu avô, que tocava violão, e de seus pais, que reuniam a família para ouvir diversos artistas, como: Clara Nunes, Dicró, Noite Ilustrada, Martinho da Villa, Luiz Gonzaga, Marinês e Sua Gente, Jackson do Pandeiro, Moreira da Silva , Orlando Silva, Nelson Gonçalves, Ângela Maria e outros.

Conquistou dois troféus Caymmi, quatro troféus Dodô e Osmar e foi indicada ao Grammy Awards e Grammy Latino. É considerada pelo jornal Los Angeles Times a “Aretha Franklin brasileira”. Tem mais de dez álbuns, incluindo mais de vinte turnês internacionais.

Entre suas músicas mais famosas, regravadas por Ivete Sangalo e Gilberto Gil, entre outros, tem-se: Dandalunda, Faraó, Versos de Amor, Pelourinho e Ellegibo. Margareth estava entre os famosos presentes no encontro organizado por Janja como último ato de campanha de Lula com a classe artística, em São Paulo, antes das eleições.

Margareth lidera o movimento “Afropop Brasileiro”, que visa preservar e promover a cultura afro-brasileira. Ela também criou a “Fábrica Cultural”, uma organização não-governamental sem fins lucrativos que atua com Cultura, Educação e Sustentabilidade em Salvador (BA).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.