O relatório epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), divulgado nesta terça-feira (15) pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), apontou que a taxa de transmissibilidade do coronavírus no Piauí está em 1,05, a menor registrada desde o início da terceira onda da doença.
De acordo com o documento, o Piauí vem apresentando queda na sua taxa de transmissibilidade desde a semana três, que corresponde ao período de 16 a 22 de Janeiro, quando estava com Rt de 1,25. Na última semana, que corresponde à sexta semana epidemiológica, o número caiu para 1,05, o que significa que 100 pessoas infectadas com o coronavírus transmitem o vírus para 105 outras pessoas.
Segundo a Superintendência de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, o cenário mais confortável é aquele em que o Risco de Transmissibilidade esteja abaixo de 1. Em relação aos óbitos, o Piauí está estabilizado, mas em alta, com uma média de 10 casos por dia. Até o momento, 7.558 piauienses morreram em decorrência da Covid-19.
Além da vacina, as medidas preventivas contra o coronavírus, como o distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos são necessários para que o Rt continue caindo.
Ver todos os comentários | 0 |