Após reunião entre o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Ministério da Saúde, os estados poderão retomar a vacinação contra a covid-19 por idade, mantendo a imunização do público com comorbidades. No Piauí, o próximo grupo a ser vacinado é o da faixa etária de 59 anos ou menos.
Em entrevista ao GP1 nesta sexta-feira (28), o secretário de Estado de Saúde, Florentino Neto, informou que com o acordo da reunião, a Sesapi vai debater a questão com as secretarias de saúde dos municípios para que os demais públicos recebam a 1ª dose.
“A Comissão Interfestora Bipartite está publicando uma resolução hoje que abre a possibilidade de vacinação concomitante, assim a vacina vai para pessoas com comorbidades e parte da vacinação vai para pessoas sem comorbidade. A nota técnica orienta que os Estados façam isso em consenso com os municípios”, destacou.
O secretário de Saúde pontuou ainda que a Sesapi está levantando os dados para levar aos municípios e nos próximos dias a demanda terá uma solução. “Nós estamos levantando os dados nesta tarde e vamos comunicar as prefeituras para construir essa solução no Piauí, na próxima semana nós devemos anunciar uma proposta única para essa demanda”, finalizou.
A última etapa de vacinação por idade que ocorreu no estado foi a do público entre 65 e 60 anos, que atualmente já está recebendo a 2ª dose para completar o esquema de imunização contra a covid-19.
Ver todos os comentários | 0 |