O promotor Eny Marcos Vieira Pontes, da 12ª Promotoria de Justiça de Teresina, expediu nesta segunda-feira (24) recomendação a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), pedindo as providências necessárias com objetivo de evitar a incidência da variante indiana do novo coronavírus no Piauí, depois que foram confirmados alguns casos no estado do Maranhão.
Na recomendação, o representante do Ministério Público orienta para a adoção imediata de estratégias, como a realização de barreiras sanitárias nos limites territoriais e nos terminais de passageiros das rodoviárias e aeroportos do estado, testagem de antígeno para tentar evitar a disseminação da variante, e uma busca ativa quanto aos possíveis casos de contaminação dessa variante.
O promotor solicitou que a Sesapi encaminhe à 12ª Promotoria de Justiça todos comprovantes que demonstrem o acatamento da recomendação.
No documento, o representante do órgão ministerial adverte que a tomada de conhecimento da recomendação é elemento de prova para o ajuizamento de ações cíveis ou criminais.
Governador reforçou fiscalização
Em entrevista à imprensa nesta segunda (24), o governador Wellington Dias (PT) adiantou que já está sendo feito o acompanhamento nos aeroportos e nas fronteiras com outros estados.
“A gente já tinha há 15 dias manifestando uma preocupação com a situação da Índia. Nós estamos acompanhando tanto no aeroporto de Teresina como no de Parnaíba, também as estradas do estado nas fronteiras com o Maranhão, Ceará, Pernambuco e Bahia para que a gente tenha cuidado com a entrada do coronavirus. Mas, o fato concreto é que ainda temos no Brasil inteiro uma situação que mesmo tendo melhorado ainda está muito elevado no número de casos e na transmissibilidade”, declarou.
Ver todos os comentários | 0 |