Estudantes do 10º período do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) denunciaram ao GP1, nesta quarta-feira (19), que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está demorando na aplicação de vacinas contra a covid-19 em alunos que estão nas unidades hospitalares como estagiários.
A reclamação principal dos discentes é que a Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) disponibilizou 221 doses de vacinas para os estudantes da Uespi em Teresina e somente 24 doses foram aplicadas.
Segundo a coordenação do curso de Psicologia da Uespi, a instituição elaborou uma comissão para cobrar os imunizantes à FMS e ainda não recebeu respostas.
O que diz a FMS?
Procurado pelo GP1, o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, informou que a demora ocorre devido a vacinação dos estudantes ocorrer com os imunizantes da Pfizer, que são aplicados somente em unidades hospitalares por conta do risco de alergia e por isso exige o agendamento com poucas vagas.
“Daqui para frente só pode fazer com o agendamento, porque vamos usar a Pfizer que requer os critérios de ficar 15 minutos no local e só pode ser aplicada em hospital, quando temos outra vacina podemos aplicar em drive, mas nesse momento só pode ser em locais que tenham médico e por isso os estudantes devem esperar novos cadastros”, afirmou Gilberto.
Ver todos os comentários | 0 |