O então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, assinou portaria liberando R$ 8.592.000,00 milhões para a habilitação de 179 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinadas a pacientes com covid-19 no estado do Piauí.
O documento foi assinado nessa sexta-feira (19) e publicado no Diário Oficial da União. Onze hospitais distribuídos em todas as regiões do Estado irão receber recurso para a manutenção desses leitos.
Conforme a portaria do Ministério da Saúde, a medida foi tomada após decisão proferida pela ministra Rosa Weber, na Ação Civil Originária (ACO) nº 3478, em trâmite no Supremo Tribunal Federal (STF), que versa sobre habilitação/autorização de leitos de UTI covid-19 no Estado do Piauí.
Os hospitais piauienses beneficiados com a portaria foram: Hospital Regional de Bom Jesus, Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, Hospital Regional Deolindo Couto – Oeiras, Hospital Regional Chagas Rodrigues – Piripiri, Hospital Regional Senador Cândido Ferraz – São Raimundo Nonato, Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella – Teresina, Maternidade Dona Evangelina Rosa – Teresina, Hospital da Polícia Militar do Piauí – Teresina, Hospital Getúlio Vargas – Teresina, Hospital Universitário da UFPI-PI – Teresina.
Entenda o caso
A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, determinou que o Ministério da Saúde, após ação impetrada através da Procuradoria Geral do Estado, reativasse 278 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Piauí destinado a pacientes com covid-19.
A decisão, em caráter liminar, ocorreu no dia 04 de março, dois dias após a ação da PGE ser ajuizada. Hoje, o Piauí conta hoje com 319 leitos de UTI para covid-19, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) divulgados nessa sexta-feira (19).
Ver todos os comentários | 0 |