O governador Wellington Dias (PT), presidente do Consórcio Nordeste e representante do Fórum dos Governadores do Brasil, protocolou nesta quarta-feira (20) uma carta ao presidente da República, Jair Bolsonaro, pedindo a garantia da continuação da vacinação contra covid-19 no Brasil.
No documento, o governador do Piauí pede que o Governo Federal acione a diplomacia brasileira para abrir diálogo junto a China, Índia e Rússia, países produtores do imunizante, de modo a garantir a entrega do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para a produção das vacinas no Brasil, por meio de institutos como Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
“Assim como recebemos as doses para este início que comemoramos, precisamos garantir vacinas para os meses de fevereiro, março, abril, maio, até imunizar todos os brasileiros”, declarou Wellington Dias.
O IFA é o componente essencial da vacina, assim, tanto o Instituto Butantan quanto o BioManguinhos, da Fiocruz, dependem do ingrediente fabricado fora do país.
No ofício enviado à presidência, os 15 governadores que assinam a carta solicitam que “seja avaliada a possibilidade de estabelecimento de diálogo diplomático com os governos dos países provedores dos referidos insumos, sobretudo China e Índia, para assegurar a continuidade do processo de imunização no país”.
Através do documento, Wellington Dias pretende conseguir apoio também de autoridades do Congresso Nacional, Poder Judiciário e ex-presidentes do Brasil, fortalecendo o pedido a Bolsonaro. “Temos que pensar todos juntos independente das diferenças do povo brasileiro. Salvar vidas”, pontuou o governador.
Ver todos os comentários | 0 |