Dados da PNAD COVID19, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta sexta-feira (21) revelam que o Piauí foi o 3º estado que mais aplicou testes para identificar Covid-19, desde o início da pandemia no Brasil. Cerca de 10,5% da população piauiense fez algum exame de detecção da doença causada pelo novo coronavírus.
No estado, apenas 1,9% das pessoas que fizeram o teste informaram que o resultado foi positivo. O Distrito Federal foi a unidade da federação que mais aplicou testes: cerca de 16,7% da população fez o exame e 2,8% dos testados tiveram resultado positivo.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1Teste covid-19
O Amapá foi o 2º com mais aplicação de testes (11%) e teve o maior percentual de resultados positivos (5,2%). No Brasil, cerca de 6,3% da população fez algum teste para detectar Covid-19. Aproximadamente 20,4% das pessoas testadas no país tiveram resultado positivo.
Considerando o tipo de teste, cerca de 1,5% da população do Piauí fez o SWAB (teste de coleta oral ou nasal), cerca de 7% das pessoas fizeram o teste com coleta de sangue por meio de furo no dedo e 2,8% fizeram o com a coleta de sangue por meio de veia do braço. Uma pessoa pode ter feito mais de um tipo de teste para detecção da doença.
Cerca de 19,8% dos habitantes do Piauí informaram possuir diagnóstico médico de pelo menos uma das comorbidades pesquisadas. A hipertensão foi relatada por 12,7% da população do estado, a diabetes por 4,3%, asma, bronquite ou enfisema por 4,2%, doenças do coração por 2,1%, depressão por 2% e câncer por 0,6%. Dentre as pessoas com doenças crônicas no estado, cerca de 2,4% informaram ter testado positivo para a Covid-19.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Bolsonaro já enviou R$ 1,47 bilhão para o combate a covid-19 no Piauí
Piauí chega a 1.672 mortes e 70.536 casos confirmados de covid-19
Ver todos os comentários | 0 |