O governador Wellington Dias (PT) usou suas redes sociais, na tarde desta sexta-feira (03), para lamentar os últimos óbitos por covid-19 registrados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Em um vídeo publicado no Instagram, o chefe do executivo pediu que a população procure atendimento médico logo que sentir os primeiros sintomas do novo coronavírus.
“Ontem, infelizmente, nós tivemos o pior dia dessa pandemia na área de óbitos, foram 29 óbitos, 29 seres humanos, pessoas que têm família, que têm história, que perdemos para o coronavírus. Eu chamo atenção que já chegamos a 726 óbitos no estado do Piauí”, lamentou.
Wellington afirmou que as diretorias dos hospitais têm constatado que grande parte das pessoas diagnosticadas com covid-19 deixaram para procurar atendimento após alguns dias com sintomas, o que pode ser fatal, visto que a doença se agrava rapidamente.
“Dialogando com os diretores de hospitais, com as equipes que estão lá nas UTIs, temos um problema grave: pessoas que estão chegando na rede hospitalar depois de ficar em casa doente, ficam doentes aguardando piorar para chegar no hospital em uma situação já muito grave”, relatou.
Por isso, o governador fez um alerta a população piauiense, pedindo que, aos primeiros sintomas, a pessoa deve procurar o serviço de saúde mais próximo, ou buscar orientações no aplicativo Monitora Covid-19.
“O coronavírus é violento, ele atinge o pulmão e atinge em uma velocidade muito grande, por isso, tendo os sintomas, tosse, febre, enfim, não tenha dúvidas, é procurar um médico através do monitora covid-19 ou através da Unidade Básica de Saúde mais perto de você ou através do seu médico particular, do plano de saúde, procure já no primeiro sintoma. Descobrindo cedo, tratando cedo, a gente consegue vencer o coronavírus”, enfatizou Wellington Dias.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Piauí ultrapassa 24 mil casos de covid-19 e chega a 726 mortes
Covid-19: Piauí tem 26,3% dos leitos de UTIs disponíveis
Ver todos os comentários | 0 |