O governador do Piauí Wellington Dias (PT) anunciou, na tarde deste sábado (16), que os equipamentos que serão usados na fabricação dos respiradores Air-TRON desenvolvidos pela empresa piauiense Tron em parceria com a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), já chegaram ao estado.
Segundo Wellington Dias, os respiradores serão mais baratos e de rápida montagem, porque o material pode ser encontrando no Brasil. “Nesse momento em que a compra de respiradores, e equipamentos necessários para a ampliação de leitos de UTI, estão difíceis em todo o mundo, a pesquisa dos piauienses veio para salvar a vida de pessoas que venham contrair a covid-19”, comemorou o governador.
- Foto: Reprodução/InstagramEquipamentos para a fabricação dos respiradores AIR-TRON
Os equipamentos, entre eles impressoras 3D foram comprados de distribuidoras no estado de São Paulo-SP, Minas Gerais-MG, Rio de Janeiro-RJ, Rio Grande do Sul e chegaram ao Piauí em um avião fretado.
Air-TRON
Esse equipamento desenvolvido por piauienses possui sensores de pressão, fluxo e saturação de oxigênio, além de ventilação controlada. O desenvolvimento do aparelho teve a participação de médicos, infectologistas e engenheiros elétricos.
Além disso, uma equipe técnica poderá monitorar o aparelho e intervir em qualquer erro. Se ele for manuseado incorretamente a central também será informada.
O Air Tron custará em média R$ 6 mil, sendo essa a principal diferença esse os outros respiradores que antes da pandemia do novo coronavírus custavam cerca de R$ 50 mil. Os responsáveis pela fabricação informaram ainda que o equipamento por ser usado em qualquer paciente.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Wellington Dias anuncia que somente farmácias vão funcionar no domingo
Juiz manda apreender 41 respiradores para que sejam entregues ao Piauí
Juiz manda empresas entregarem 80 respiradores ao Piauí em 48 horas
Ver todos os comentários | 0 |