Subiu para 5 o número de óbitos confirmados por coronavírus (covid-19) no estado Piauí. O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) na noite desta terça-feira (07) aponta também que o número de casos confirmados da doença cresceu, passando de 26 para 31, o que significa um aumento de cinco casos em 24 horas.
Embora o Piauí tenha registrado mais um óbito e mais casos confirmados, os casos descartados cresceram, de 674 para 795, e os suspeitos caíram, de 251 para 211, como é possível ver em nosso gráfico.
De acordo com a Sesapi, os novos casos detectados são duas mulheres de São José do Divino, com idade de 45 e 48 anos; uma mulher de Teresina, de 31 anos; um homem de Piracuruca, 65 anos; e um homem de Teresina de 62 anos, que veio a falecer nesta terça (07).
Apesar de ter registrado mais um óbito, o Piauí apresenta um crescimento lento na quantidade de mortes se comparado aos demais estados da federação. Vejamos alguns exemplos: o Amazonas registrava 19 mortes nesta segunda (06), número que pulou para 23 nesta terça (07). O mesmo aconteceu no Ceará, que ontem apresentava 29 mortes, e hoje registra 31. Em São Paulo, estado com a maior quantidade de mortes, até ontem 304 pessoas haviam morrido, e nesta segunda mais 67 morreram, totalizando 371 óbitos.
Óbitos
As primeiras duas mortes por covid-19 aconteceram na capital no dia 26 de março: trata-se do casal de idosos Jomar, 88, e Marlúcia, 73, que adquiriram a doença após terem contato com um membro da família contaminado pelo vírus. O diagnóstico de coronavírus foi confirmado no dia 29.
A terceira pessoa a morrer foi o prefeito do município de São José do Divino, Antônio Felícia, que faleceu no dia 27 de março no Hospital Doutor José Brito Magalhães, em Piracuruca. Um dia depois de sua morte foi divulgado o resultado de exames que constataram a contaminação por coronavírus.
O último óbito foi do empresário Oderman Bittencourt, no dia 30 de março. O diretor da empresa Delta Laticínios morreu aos 45 anos por agravamento no quadro de covid-19. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Natan Portela, em Teresina. Oderman Bittencourt era de Parnaíba e havia sido internado com grave pneumonia. Um teste realizado no dia 28 detectou que ele havia sido infectado por coronavírus.
Casos curados
A Sesapi informou que está aguardando orientação do Ministério da Saúde para poder notificar oficialmente os casos curados. No entanto, já é de conhecimento público que duas pessoas no Piauí já tiveram cura comprovada por exames: o jornalista Marcelo Magno e o empresário João Claudino Júnior.
A primeira confirmação de cura no Piauí foi a do jornalista Marcelo Magno. Ele foi internado no Hospital Prontomed no dia 15 de março, apresentando sintomas de pneumonia. Seu quadro piorou no dia 18 e ele foi para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No dia 20, o hospital emitiu um boletim confirmando diagnóstico positivo para coronavírus. O apresentador da TV Clube teve alta no dia 27, após exames comprovarem que ele havia sido curado.
João Claudino Júnior foi internado no Hospital Unimed Primavera no dia 23 de março, quando apresentou sintomas de complicações respiratórias e foi diagnosticado com covid-19. João Claudino Júnior teve alta na manhã do dia 01 de abril, após ser comprovada sua cura.
Coronavírus no Brasil
Segundo relatório emitido pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (07), o Brasil já possui 13.717 casos confirmados e 667 mortes por covid-19. Foram 100 óbitos registrados somente nas últimas 24 horas.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sobe para 26 número de casos confirmados de coronavírus no Piauí
Sesapi vai multar quem descumprir isolamento; valor chega a R$ 17 mil
Covid-19: Sesapi disponibiliza hotel para profissionais da saúde
Ver todos os comentários | 0 |