Nessa sexta-feira (14), a Nasa divulgou uma imagem deslumbrante da nebulosa chamada Torre do Diabo, como destaque do dia em seu site oficial.
A fotografia, feita por Martin Pugh, faz parte do catálogo astronômico de Rodgers, Campbell e Whiteoak, de 1960, e explora a região de emissão RCW 85.
A nebulosa, situada a aproximadamente 5.000 anos-luz de distância, é composta por gás hidrogênio e poeira, apresentando uma luminosidade tênue. Para capturar os detalhes desta nebulosa, foi necessária uma exposição total de 28 horas.
Diariamente, a Nasa apresenta uma nova imagem de diferentes partes do universo, sempre acompanhada de uma breve explicação escrita por um astrônomo profissional.
"Sugerindo formas dramáticas no berçário estelar, onde nuvens natais de gás e poeira são esculpidas por ventos energéticos e radiação de estrelas recém-nascidas, a tentadora nebulosa tem sido chamada de Torre do Diabo. Esta estrutura telescópica abrangeria cerca de cem anos-luz a uma distância estimada de RCW 85", diz o texto da agência espacial americana sobre a Torre do Diabo.
Ver todos os comentários | 0 |