Na madrugada desta quinta-feira (20), irá acontecer o primeiro eclipse solar do ano e não será possível ser visto no Brasil. A agência espacial norte-americana (NASA) relata que o evento se iniciará hoje às 22 horas no horário de Brasília, e seu pico será às 1h da manhã de quinta-feira.
Os moradores da Austrália, Indonésia e Timor Leste poderão contemplar o fenômeno. O eclipse é considerado “raro” por ser híbrido, evento que só acontece a cada década. Esse momento ocorre quando a distância da Lua está próxima do limite para a sombra umbral atingir o planeta Terra, dependendo do grau da inclinação da órbita lunar.
Esse fenômeno mistura um eclipse anular e um eclipse solar total, no caso, o primeiro se torna o último e, logo após, se reverte.
Entenda o fenômeno
O eclipse solar é considerado um fenômeno astronômico em que a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, lançando a sombra do posicionamento no planeta, causando minutos de escuridão nos locais em que é possível assistir o eclipse. Em alguns casos, o bloqueio da luz não é total, apenas parcial, formando um “anel de fogo” no céu, chamado de eclipse solar anular.
O próximo eclipse solar poderá ser visualizado pelo Brasil e será anular, o evento irá acontecer dia 14 de outubro de 2023 e as regiões Nordeste e Norte serão as privilegiadas com o fenômeno.
Ver todos os comentários | 0 |