A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (1º), a operação “Peixe”, com o objetivo de cumprir 14 mandados de busca e apreensão expedidos pela 93ª Zona Eleitoral em Fortaleza/CE. A operação ocorre no âmbito de um inquérito policial que investiga o financiamento ilegal, conhecido como “caixa dois”, de campanhas realizadas entre os anos de 2022 e 2024, em Fortaleza, no Ceará.
A organização criminosa sob investigação é composta por empresários, funcionários públicos municipais e políticos que atuam em Caucaia/CE. Suas ações teriam beneficiado candidaturas aos cargos de deputado federal em 2022 e de vereador no município de Caucaia/CE, nas eleições municipais de 2024.
Para viabilizar essas ações, as investigações policiais indicam o uso de contas de empresas contratadas pela administração municipal, de empresas de fachada e de “laranjas”. Se comprovados, os fatos podem configurar crimes de lavagem de dinheiro, além de infrações previstas no Código Eleitoral.
A principal suspeita é de que os valores obtidos de forma ilícita foram utilizados para a compra de apoio político e para despesas não contabilizadas oficialmente.
Ver todos os comentários | 0 |