Um idoso de 64 anos, de nome não revelado, foi preso com o total de 66 aves na BR 222, no município de Tianguá, no estado do Ceará. Os pássaros, segundo o acusado, foram comprados no Piauí por R$ 6 mil. A prisão ocorreu no último sábado, 17 de setembro. Esta foi a quarta vez que o suspeito foi preso pelo mesmo crime.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, por volta das 17h40, os policiais abordaram um veículo Corsa, que continha as aves dentro de caixas no porta-malas. Eram 66 filhotes de aves, sendo 64 papagaios e 2 papa-capim. Os animais estavam confinados em caixas de papelão com pequenos orifícios, sem água ou comida, e sem ventilação adequada.
Ainda segundo a PRF, todos eram transportados sem a devida permissão, licença ou autorização competente. O condutor informou que o intuito era comercializar as aves em feiras livres de Fortaleza (CE). Após a ocorrência, o veículo, o condutor e os animais foram encaminhados para Delegacia de Polícia Civil para os devidos procedimentos.
O ICMbio – Instituto Chico Mendes, que fica localizado na Serra da Ibiapaba, receberá os animais inicialmente. Depois eles serão levados para o CETAS – Centro de Triagem de Animais Silvestres em Cocal (PI), onde os animais serão reinseridos na natureza depois de receber o tratamento necessário.
Ver todos os comentários | 0 |