Em menos de três horas, uma postagem no Instagram sobre o presidente Lula, que chegou ao Japão nessa segunda-feira (24), acumulou mais de 80 mil curtidas e 3,3 mil comentários. O motivo da repercussão foi um detalhe curioso: o par de tênis de luxo que o presidente usava ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Tóquio, em Haneda, por volta das 10h locais.
Na foto oficial, Lula aparece ao lado de autoridades como o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos/PB), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União/AP), recém-eleitos. Também estão presentes os ex-presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP/AL) e Rodrigo Pacheco (PSD/MG), que ocuparam os cargos na última legislatura.
O par de tênis que chamou a atenção é da grife Ermenegildo Zegna, modelo Secondskin, com valor de R$ 10.550 — cerca de sete salários mínimos. A foto foi compartilhada no perfil da empresária e influenciadora Renata Barreto, que tem mais de 1,2 milhão de seguidores. Além da imagem, a postagem inclui um vídeo em que o presidente, no início de seu terceiro mandato, critica a classe média por ostentar um padrão de vida "como em nenhum lugar do mundo". Lula lamenta que muitos na América Latina ainda não tenham aprendido "o que é necessário para sobreviver" e faz um apelo por mais "humildade".

Essa não é a primeira vez que o presidente é criticado por aparentar incoerência entre suas falas e ações. Já em outras ocasiões, ele foi flagrado usando relógios, camisas e gravatas de alto custo, gerando debate sobre suas atitudes em relação ao discurso de humildade.
Ver todos os comentários | 0 |