Fechar
GP1

Brasil

Ex-deputada Eurides Brito morre aos 87 anos no Distrito Federal

Ela estava internada desde o Natal na UTI do Hospital Santa Lúcia. O velório será fechado à família.

A ex-deputada e ex-secretária de Educação do Distrito Federal, Eurides Brito, faleceu nesta segunda-feira (3), aos 87 anos. Natural de Capanema, no Pará, Eurides deixou um legado importante tanto na educação quanto na política do DF. Ela estava internada desde o Natal na UTI do Hospital Santa Lúcia. O velório será fechado à família.

Formada em Pedagogia, História e Geografia pela Universidade Federal do Pará, ela iniciou sua trajetória pública como educadora. Ocupou importantes cargos na área educacional, como diretora do Instituto Grão-Pará e secretária de Educação no governo de Jarbas Passarinho. No âmbito federal, foi responsável pelo Departamento de Ensino Fundamental do Ministério da Educação e fez parte do Conselho Nacional de Educação.


Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilEurides Brito
Eurides Brito

Nos anos 1970, tornou-se professora na Universidade de Brasília (UnB), onde também exerceu a função de vice-diretora da Faculdade de Educação. No Distrito Federal, assumiu a Secretaria de Educação em diversas gestões, sempre com foco na ampliação do acesso ao ensino.

Na política, Eurides foi eleita deputada federal pelo DF (1991-1993) e deputada distrital (1999-2007), sendo uma figura de destaque no Legislativo local. Ao longo de sua carreira, defendeu causas relacionadas à educação e ao desenvolvimento social.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.