Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a região Nordeste concentra 95% da produção de caprinos de todo o Brasil. Mais do que isso, o estudo evidenciou que, em pelo menos 189 municípios localizados no território nordestino, há mais bodes e cabras do que seres humanos.
Em três dessas cidades, o número de caprinos é pelo menos dez vezes maior do que o número de humanos. O caso com a maior proporção ocorre no município de Macururé, no Estado da Bahia.

O rebanho em Macururé é 16 vezes maior do que o número de moradores. São quase 124 mil caprinos para 7,5 mil humanos. Ainda assim, o município com mais bodes e cabras é Casa Nova, também na Bahia. Há cerca de 725 mil caprinos e 75 mil habitantes na cidade.
Nordeste
Segundo o IBGE, o rebanho nordestino conta com 12,3 milhões de caprinos, machos e fêmeas, filhotes e adultos. O Estado da Bahia tem o maior número de cabeças, com quase 4 milhões. Pernambuco está em segundo lugar, com 3,4 milhões, e o Piauí em terceiro, com 2 milhões.
Ver todos os comentários | 0 |