Fechar
GP1

Brasil

Datafolha: aprovação de Lula despenca 24% e é a pior de todos os seus mandatos

O levantamento da avaliação da gestão foi divulgado nesta sexta-feira (14) pelo Instituto Datafolha.

O Datafolha divulgou uma pesquisa nesta sexta-feira (14), que mostra que o índice de reprovação do terceiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou 41%, com uma classificação de "ruim" ou "péssimo". De acordo com o levantamento, a aprovação do atual governo caiu 11 pontos percentuais em comparação com a última pesquisa.

Este é considerado o pior resultado de avaliação registrado pelo instituto em todos os mandatos do petista. No resultado mais recente, apenas 24% dos entrevistados consideraram a gestão de Lula ótima ou boa. Segundo o instituto, 32% das pessoas classificaram o governo Lula como regular.


Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilPresidente Lula
Presidente Lula

Ao todo, o Datafolha ouviu 2.007 eleitores em 113 cidades. A pesquisa foi realizada entre segunda-feira (10) e terça-feira (11), e apresenta uma margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em dezembro, o instituto divulgou uma pesquisa em que a aprovação de Lula chegou a 35%, com uma reprovação de 34%.

Crises de popularidade

Essa foi a primeira pesquisa realizada após a "crise do Pix", que resultou em uma queda significativa na popularidade de Lula. O ato normativo da Receita Federal previa maior fiscalização sobre transações superiores a R$ 5 mil pelo sistema de pagamentos. A cobrança e a repercussão negativa fizeram com que a medida fosse revogada.

Na época, o governo apontou falhas na comunicação e acusou a oposição de disseminar fake news. Como resultado, Lula trocou o comando da Secretaria de Comunicação (Secom), e o publicitário Sidônio Palmeira assumiu o cargo no lugar de Paulo Pimenta.

A inflação dos alimentos também tem sido um obstáculo para a popularidade do petista.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.