Fechar
GP1

Brasil

Estudante afirma ter contraído HPV ao tocar em objeto na academia em São Paulo

Ao buscar orientação médica, uma professora dermatologista identificou a lesão da jovem como HPV.

Uma estudante de medicina, identificada como Victoria Pinese Sartorelli, de 24 anos, gerou polêmica nas redes sociais ao relatar que contraiu o vírus HPV após tocar em objetos possivelmente infectados em uma academia em São José do Rio Preto, São Paulo.

Victoria explicou que o caso ocorreu em junho do ano passado, quando notou o surgimento de uma lesão semelhante a um calo no dedo. A área, inicialmente áspera, foi crescendo ao longo dos meses e acabou se transformando em uma verruga. Ao buscar orientação médica, uma professora dermatologista diagnosticou a lesão como uma verruga causada pelo HPV.


Vale ressaltar que o vírus HPV possui mais de 150 subtipos, cada um responsável por diferentes manifestações clínicas. É importante destacar que o tipo de HPV que causa verrugas não está associado ao aumento do risco de desenvolvimento de câncer de colo de útero, sendo uma variação distinta do vírus.

Embora não seja possível determinar exatamente onde Victoria entrou em contato com o HPV, ela acredita que a academia foi o local mais provável, por ser um ambiente frequentado por muitas pessoas e onde objetos são compartilhados.

De acordo com o Manual MSD, as verrugas virais são geralmente transmitidas por contato direto de pele para pele, podendo ocorrer entre diferentes pessoas ou de uma região do corpo para outra na mesma pessoa. Apesar disso, a transmissão indireta, como por meio de objetos contaminados, também pode ocorrer, embora seja mais rara. Ambientes como academias e piscinas podem favorecer a entrada do vírus, já que microlesões na pele, causadas por pressão ou atrito, facilitam a infecção. Essa explicação reforça a necessidade de cuidados com a higiene nesses locais.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.