O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) finalizou, nesta segunda-feira (12), a fase inicial da investigação do acidente com a aeronave da companhia aérea VoePass, que caiu na cidade de Vinhedo (SP) na última sexta-feira (9). O relatório preliminar da investigação deve ser divulgado em até 30 dias.
Os investigadores conseguiram recuperar, com sucesso, os dois gravadores de voo, popularmente conhecidos como caixas-pretas: o Cockpit Voice Recorder (CVR), gravador de voz da cabine; e o Flight Data Recorder (FDR) gravador de dados de voo.
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), os gravadores foram transferidos para o Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA) do Cenipa, em Brasília (DF). Os trabalhos de preparação, extração e degravação de dados foram realizados com êxito.
Os motores da aeronave já se encontram nas instalações do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – Seripa IV, em São Paulo, onde serão analisados. A remoção se deu com auxílio da Agência Francesa de Investigação de Acidentes Aéreos (BEA) e da Agência Canadense de Segurança no Transporte (TSB), responsáveis pela fabricação da aeronave e dos motores, respectivamente.
Ver todos os comentários | 0 |