O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) absolveu, nesta quinta-feira (23), o governador Cláudio Castro (PL-RJ) da acusação de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022. A decisão se deu por 4 votos a 3.
Cláudio Castro foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), sob acusação de usar cargos “secretos” do Governo do Rio de Janeiro para fins eleitorais no pleito de 2022. O governador era investigado junto de outros 11 réus, entre eles, o vice-governador Thiago Pampolha (MDB) e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil).
A votação teve início na última sexta-feira (17), quando o relator do processo, o desembargador Peterson Barroso Simão, votou a favor da cassação de Castro. O julgamento foi interrompido e retomado nesta quinta, quando o desembargador Marcelo Granado abriu divergência e votou contra a cassação, sendo acompanhado pelos desembargadores Gerardo Carnevale Ney da Silva, Fernando Marques de Campos Cabral Filho e Katia Valverde Junqueira.
A desembargadora Daniela Bandeira de Freitas e o presidente do TRE, Henrique Carlos de Andrade Figueira, acompanharam o relator e votaram a favor da condenação do governador.
O Ministério Público Eleitoral informou que irá recorrer da decisão.
Ver todos os comentários | 0 |