A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou nessa segunda-feira (20), a primeira morte por leptospirose desde o início das enchentes que atingem o Estado. De acordo com governo estadual, a vítima era um homem de 67 anos que residia no município de Travesseio, no Vale do Taquari.
Uma amostra foi analisada pelo Laboratório Central do Rio Grande do Sul, localizado em Porto Alegre. Até o momento, foram identificados 304 casos suspeitos de leptospirose, com 19 confirmações. A doença é transmitida pelo contato com urina de animais infectados, em especial ratos.
Antes das enchentes, o Rio Grande do Sul havia registrado 129 casos de leptospirose e seis mortes até abril de 2023. Durante todo o ano passado, o estado notificou 477 casos da doença, com 25 óbitos relacionados à leptospirose.
Enchentes no Rio Grande do Sul
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou para 157 o número de mortos em razão dos temporais que atingem o estado. O boletim divulgado na manhã desta segunda-feira (20) ainda aponta que não há nenhum óbito sendo investigado. O estado registra 85 desaparecidos e 806 feridos.
Ver todos os comentários | 0 |