As fortes chuvas que atingiram o estado do Rio Grande do Sul deixou até o momento oito mortos, 11 pessoas feridas e outras 21 desaparecidas, segundo dados divulgados pela Defesa Civil do Estado nesta quinta-feira (01). A alta quantidade de chuva tem atingido o estado desde segunda-feira (29) e causou estragos em 77 cidades.
A cidade que mais registrou mortes foi Paverama, com duas. Já as regiões de Pântano Grande, Itaara, Encantado, Salvador do Sul, Segredo e Santa Maria, registraram uma morte cada. Ainda de acordo com a Defesa Civil, 2.500 pessoas deixaram suas casas e cerca de 20.000 pessoas foram afetadas em todo o estado.
O governador Eduardo Leite (PSDB) realizou uma reunião de monitoramento na sede da Defesa Civil, no final da tarde desta terça (30). Ele informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) garantiu apoio do Governo Federal ao Estado.
“Falei agora por telefone com o presidente Lula, que assegurou o apoio do Governo Federal. Tenho certeza que poderemos contar com essa união de esforços para o resgate da população afetada, que é a nossa prioridade absoluta neste momento. Toda ajuda diante da piora da condição meteorológica no Rio Grande do Sul é fundamental. Pedi especialmente suporte de aeronaves para resgate de pessoas ilhadas. Lamentavelmente, já temos óbitos e ainda há desaparecidos”, declarou o governador.
Ainda conforme o chefe do executivo estadual, a prioridade nesse momento é resgatar famílias ilhadas e desalojadas. “A prioridade imediata é resgatar as famílias desalojadas, encaminhando-as para residências de familiares ou para abrigos públicos e fornecendo condições adequadas de alojamento. Estamos mobilizando equipes de resposta rápida para atuar em situações que apresentem risco à vida”, concluiu.
Ver todos os comentários | 0 |