O deputado Federal Ruy Carneiro (Podemos-PB) foi condenado a 20 anos de prisão por peculato, fraude em licitação e lavagem de dinheiro, além de ter que ressarcir R$ 750 mil aos cofres públicos. A decisão foi proferida pelo juiz Adilson Fabrício Gomes Filho em 22 de fevereiro, mas foi mantida em segredo de Justiça até ser revelada pelo G1 em 25 de fevereiro.
O ex-Secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba foi considerado culpado juntamente com outras três pessoas em um processo que alega envolvimento em uma quadrilha dedicada à fraude de licitações para desvio e lavagem de verbas públicas.
A denúncia, apresentada pelo Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba (MPPB), apontou irregularidades em contratos estabelecidos em 2009 entre a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e a empresa Desk Móveis Escolares e Produtos Plásticos Ltda. O processo foi acatado pela Justiça em 2018.
Além de Ruy Carneiro, foram condenados Luiz Carlos Chaves, então gerente de Planejamento, Orçamento e Finanças da Sejel; Daniel Pereira de Souza, engenheiro e representante da Desk Móveis; e Fábio Magib Mazhunni Maia, sócio da Desk Móveis.
Até o momento, o deputado Ruy Carneiro não se pronunciou sobre a condenação.
Ver todos os comentários | 0 |