O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para chuvas intensas nesta quinta-feira (26) em 11 estados brasileiros. Entre eles estão Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia.
O fato ocorre devido à primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) do verão, que se forma sobre o Brasil, cumprindo seu período mínimo de quatro dias e se estendendo até a próxima terça-feira (31).
Segundo o instituto, ao longo desse período, muitas chuvas devem ocorrer nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, podendo ultrapassar os 200 mm durante todo o período. Nos dois primeiros dias, o sistema deve atuar sobre a região Sudeste, provocando chuvas no período da tarde.
Na sexta-feira (27), há potencial para chuvas de moderada intensidade, que podem ocasionar inundações, alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
Por conta das chuvas intensas e das condições urbanas e topográficas, a região metropolitana de São Paulo, o Vale do Paraíba e o litoral norte de São Paulo são as áreas mais vulneráveis.
Na segunda-feira (30), o canal de umidade perde intensidade e configuração, não sendo mais considerado uma ZCAS. Contudo, há um alerta de chuvas intensas em Minas Gerais, no Espírito Santo, no sul e oeste da Bahia, nos estados de Goiás e Mato Grosso, na região Norte e no interior do Maranhão.
Ver todos os comentários | 0 |