Fechar
GP1

Brasil

CFM introduz novas regras para atestados médicos a partir de novembro

Embora os atestados em papel ainda sejam permitidos, eles deverão ser registrados na plataforma digital.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) anunciou que, a partir de novembro de 2024, todos os atestados médicos deverão seguir novas diretrizes com o objetivo de aumentar a segurança contra fraudes. Essa mudança se tornará obrigatória até março de 2025 e afetará diretamente instituições como o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e o setor corporativo, que precisarão se adaptar às novas exigências.

A plataforma Atesta CFM permitirá que médicos e pacientes gerenciem atestados digitais de forma eficiente. Apenas profissionais registrados poderão emitir esses documentos, assegurando que todos os dados sejam autenticados com certificados digitais.


Foto: Divulgação/AscomConselho Federal de Medicina
Conselho Federal de Medicina

Para atender às normas, os atestados médicos deverão incluir informações obrigatórias, como: identificação do médico; duração do afastamento; registro de identificação de especialista; identificação completa do paciente; código internacional de doenças (CID); data de emissão; assinatura digital do profissional; informações de contato do profissional de saúde.

Embora os atestados em papel ainda sejam permitidos, eles deverão ser registrados na plataforma digital. A ação tem como objetivo atender os critérios de segurança, disponibilizando o acesso, em caso de auditoria.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.