Fechar
GP1

Brasil

Ricardo Pontes pode deixar a presidência da Funcef após articulação de Haddad

Indicação do substituto partiu do ministro da Fazenda, Fernando Haddad e do minstro Alexandre Padilha.

Uma articulação política em Brasília pode remover Ricardo Pontes, atual presidente da Fundação dos Economiários Federais (Funcef), do comando da entidade. A indicação do substituto partiu do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que apontou Richard Back, chefe de gabinete do ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais, para assumir a presidência do Funcef.

A Funcef administra os benefícios de empregados e aposentados da Caixa e tem sido liderada por Pontes, indicado ao cargo pelo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias. Nesta sexta-feira (11), o nome de Back e seu currículo foram enviados para avaliação de Carlos Vieira, presidente da Caixa, reforçando os planos de transição no comando da fundação. Antes de atuar com Alexandre Padilha, Back exerceu funções como diretor de análise política na XP Investimentos.


Foto: Lucas Dias/GP1Ricardo Pontes
Ricardo Pontes

A possível substituição gerou preocupação entre as entidades que representam os empregados e aposentados da Caixa. Em nota pública, elas expressaram receio com uma possível interferência política na gestão do fundo. As organizações defendem que a presidência da Funcef seja ocupada por um empregado da Caixa, como forma de garantir que os interesses dos participantes sejam preservados e que a governança do fundo mantenha sua integridade.

A entidade também destacou avanços na gestão de Pontes, como a melhoria na interlocução entre a Funcef e a Caixa e o esforço no saneamento de problemas antigos. O temor das representações é que a troca no comando possa desestabilizar esses progressos e introduzir riscos administrativos, caso haja influências externas com objetivos alheios à finalidade do fundo, que é garantir o pagamento dos benefícios aos participantes.

As entidades afirmaram que acompanharão de perto os desdobramentos dessa mudança e atuarão para evitar que a substituição se concretize, caso prejudique a governança da Funcef.

Confira a nota na íntegra

As entidades representativas dos empregados e aposentados da CAIXA receberam com imensa preocupação a informação de que haverá troca de comando na Fundação dos Economiários Federais – FUNCEF, com a substituição do atual Diretor Presidente Ricardo Pontes.

A FUNCEF é o fundo de pensão dos empregados e aposentados da CAIXA, e tem sido capitaneada pelo Diretor Presidente Ricardo Pontes, empregado da CAIXA, que merece nosso reconhecimento pelo trabalho executado em prol do saneamento dos problemas existentes e direcionamento de ações na busca de melhores resultados para os planos de benefícios administrados, merecendo destaque o aprimoramento na interlocução entre a Funcef e a patrocinadora CAIXA, que permite amplo diálogo para a solução de problemas antigos.

Essa suposta intervenção na Funcef, com a troca de comando, traz preocupação às entidades com a possibilidade de interferência política e gestão temerária por agentes externos, cujo único objetivo é a utilização de recursos da Funcef sem quaisquer compromissos com sua finalidade que é o pagamento de benefícios aos empregados aposentados da CAIXA.

As entidades representativas signatárias afirmam seu compromisso de acompanhar detidamente os desdobramentos e implicações da suposta troca de comando na Funcef, atuar veementemente para que a substituição citada não seja realizada, assim como ações similares que coloquem em risco a FUNCEF e seus participantes.

Sigamos unidos por uma FUNCEF austera, transparente, ética, de robusta governança e comandada por um empregado da CAIXA.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.