A Polícia Federal cumpriu nesta sexta-feira (18) sete mandados de prisão preventiva do Supremo Tribunal Federal (STF) contra membros e ex-membros da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). O motivo seria a suposta omissão dos integrantes em impedir os atos de 8 de Janeiro, em Brasília.
Além das prisões, também foram emitidos cinco mandados de busca e apreensão. O ministro Alexandre de Moraes, na decisão que autorizou a operação, declarou que as mensagens obtidas nas redes sociais mostram “alinhamento ideológico” entre os acusados e os manifestantes.
“Embora parte das comunicações entre os denunciados tenha sido apagada nos dias anteriores e imediatamente subsequentes a 08 de janeiro de 2023, o contexto posto evidencia que todos os denunciados se omitiram dolosamente, aderindo aos propósitos golpistas da horda antidemocrática que atentou contra os três Poderes da República e contra o Regime Democrático”, disse o ministro.
Ele também destaca que a omissão pode ser punida quando as autoridades poderiam ou deviam evitar o resultado. “O dever de agir incumbe a quem: tenha por lei obrigação de cuidado, proteção ou vigilância; de outra forma, assumiu a responsabilidade de impedir o resultado; e com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrência do resultado” afirmou Alexandre de Moraes.
Confira a lista dos alvos da operação:
- Coronel Klepter Rosa Gonçalves: comandante-geral da PMDF
- Coronel Fábio Augusto Vieira: ex-comandante-geral da PMDF
- Coronel Jorge Eduardo Naime Barreto: ex-comandante do Departamento de Operações da PMDF
- Coronel Paulo José Ferreira de Sousa: ex-comandante do Departamento de Operações da PMDF
- Coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos: ex-chefe do 1º Comando de Policiamento Regional da PMDF
- Major Flávio Silvestre de Alencar: trabalhou no 8 de Janeiro
Ver todos os comentários | 0 |