Fechar
GP1

Brasil

PF e Abin vão investigar se apagão foi causado por ato criminoso

O anúncio foi feito pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante coletiva de imprensa.

Durante a coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (15), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que solicitou ao Ministério da Justiça, à Polícia Federal e à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) a abertura de inquérito para investigar as causas do apagão que atingiu quase todo o país.

“Por se tratar de um setor altamente sensível, além de determinar as apurações devidas e internas pelo ONS [Operador Nacional do Sistema], Aneel e nossas vinculadas, estou oficiando ao Ministério da Justiça, para que seja encaminhada à Polícia Federal um pedido de instauração de inquérito policial para que apure com detalhes o que poderia ter ocorrido, além de diagnosticar apenas onde ocorreu. Vamos encaminhar tanto à PF quanto para a Abin a instauração de procedimentos para apurar eventuais dolos nesse ocorrido de hoje”, declarou o ministro de Minas e Energia.


Foto: Reprodução/YouTubeMinistro Alexandre Silveira
Ministro Alexandre Silveira

Ainda conforme Alexandre Silveira, o apagão teve início em decorrência de um “evento” registrado no Ceará. Outro evento pode ter acontecido em outra região do país, o que ainda não foi confirmado.

“Foi um fato que causou a interrupção na Região Norte e Nordeste e, por uma contingência planejada do ONS, minimizou a carga das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, para que não houvesse a interrupção total dessas regiões. Um dos eventos já apontados pelo ONS aconteceu no Norte do Nordeste, mais precisamente na região do Ceará. O outro evento possível ainda não está detectado pelo ONS”, concluiu o ministro.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.