O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, decretou estado de emergência para conter a cadeia de transmissão da gripe aviária no estado. A medida tem validade de 180 dias.
Em nota, a Secretaria de Agricultura do estado ressaltou que o consumo de aves e ovos não transmite a doença e que se deve manter cuidado no contato com os animais. "Aves doentes ou mortas não devem ser manipuladas sem a utilização de equipamento de proteção individual, e a Defesa Agropecuária deve ser acionada imediatamente caso ocorra suspeita da doença ou identificação de aves mortas".
Com o estado de emergência, o governo informou que é mais fácil para se formalizar as providências em ações de prevenção e controle da doença.
Gripe Aviária
A doença é causada pelo vírus da influenza aviária H5N1. Registrada pela primeira vez no Brasil em maio, quando oito casos foram confirmados em aves silvestres, sendo sete casos no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro.
Em 23 de maio, o Ministério da Agricultura e Pecuária declarou emergência zoossanitária em todo o país, que perdurou por 180 dias.
Ver todos os comentários | 0 |