A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira (28) a Operação "Usuário Bloqueado", que visa combater uma organização criminosa composta por funcionário das Caixa Econômica Federal. Até o momento, três pessoas foram presas durante o cumprimento de 30 mandados de busca e apreensão. As diligências aconteceram em 18 cidades do Pará, nove no Distrito Federal, dois municípios do Maranhão e um em São Paulo.
Os envolvidos são suspeitos de realizarem fraudes bancárias eletrônicas de aproximadamente R$ 2,5 milhões. Segundo denúncia da Caixa Econômica Federal, os criminosos alteravam as credenciais de acesso ao sistema realizados por funcionários do banco, e assim tranferiam os valores para contas de outros integrantes da organização criminosa.
Diante disso, pelo menos cinco funcionários acusados de envolvimento no crime foram afastados das funções nos bancos. Com o objetivo de desmontar a organização criminosa foram executadas ordens judiciais de apreensão e bloqueio de bens e valores, no intuito de recuperar os ativos desviados.
Caso comprovado o envolvimento dos suspeitos, eles devem responder pelos crimes de organização criminosa, furto qualificado mediante fraude em ambiente cibernético, inserção de dados falsos em sistema de informações e lavagem de dinheiro.
Ver todos os comentários | 0 |