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Educação do Brasil segue entre as piores na avaliação do Pisa 2022

Os dados foram divulgados na terça (05), e mostram o Brasil na 65ª posição entre 81 países avaliados.

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, nesta terça-feira (05), os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022. Segundo o programa, que avalia estudantes de 15 anos de idade em 81 países, os alunos brasileiros alcançaram pontuação 379 em matemática, 410 em leitura e 403 em ciências. O resultado mostra que o Brasil está na 65ª posição entre 81 nações avaliadas.

A média dos alunos da OCDE foi de 480 em matemática, 482 em leitura e 491 em ciência, um desempenho menor se comparado a edições anteriores, principalmente por causa da pandemia, mas ainda assim muito maior que as notas dos alunos brasileiros.


Foto: Alef Leão/GP1Salas de aula
Sala de aula

Ainda assim, no ranking geral, o Brasil subiu algumas posições pelo fato de outros países terem piorado, muito em razão do fechamento das escolas durante a pandemia. O Brasil está na 65ª posição em matemática, 52ª em leitura e 62ª em ciências. Singapura aparece no topo da lista, com 575 pontos em matemática, 543 em leitura e 561 em ciências. Camboja possui os piores índices com a pontuação de 336 em matemática, 329 em leitura e 347 em ciências.

Isolando por área avaliada

- Matemática: aqui, o Brasil obteve 379 pontos. Dos estudantes brasileiros, 73% registraram baixo desempenho nesta disciplina (abaixo do nível 2). Esse nível é considerado pela OCDE o padrão mínimo para que os jovens possam exercer plenamente sua cidadania. Entre os países membros da OCDE, o percentual dos que não atingiram o nível 2 foi de 31%. Apenas 1% dos brasileiros atingiu alto desempenho em matemática (nível 5 ou superior).

- Leitura: o Brasil teve desempenho médio de 410 pontos em leitura. Dos estudantes brasileiros, 50% tiveram baixo desempenho nesta disciplina (abaixo do nível 2). Entre os países membros da OCDE, o percentual dos que não atingiram este nível foi de 26%. Apenas 2% dos brasileiros atingiram alto desempenho em leitura (nível 5 ou superior). Nos países da OCDE, a concentração foi de 7%.

Ciências – O desempenho médio brasileiro em Ciências foi de 403 pontos. Entre os brasileiros, 55% registraram baixo desempenho nesta disciplina (abaixo do nível 2) e 1% atingiu alto desempenho (nível 5 ou superior). Nos países da OCDE, a taxa de baixo desempenho é de 24% e a de alto desempenho, de 7%.

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