Um grupo de 30 repatriados da Faixa de Gaza chegou ao Brasil na manhã deste sábado (23), em mais um resgate promovido no âmbito da Operação Voltando em Paz. A aeronave KC-30 decolou de Cairo, no Egito, na tarde dessa sexta-feira (22), transportando 11 mulheres, 14 crianças e cinco homens.
Inicialmente, 32 pessoas inscreveram-se na lista do Ministério das Relações Exteriores (MRE) para embarcar com destino ao Brasil, porém, um dos passageiros desistiu da viagem e um idoso sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) antes do embarque e foi encaminhado a um hospital egípcio.
Ao desembarcarem, os 30 repatriados foram acolhidos por servidores dos Ministérios das Relações Exteriores, da Justiça e Segurança Pública, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. O objetivo na recepção foi prestar atendimento médico e psicológico, conferir documentação de migração, aplicar vacinas, se fosse o caso, e cadastrar os repatriados para recebimento de assistência social. Agora, eles seguem para São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória.
A expectativa do governo é de que este seja o último voo da FAB para repatriar brasileiros e familiares. Segundo informações repassadas pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, há menos de 20 brasileiros e familiares na região da guerra entre Israel e Hamas, no Oriente Médio.
Ver todos os comentários | 0 |