O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 é: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. A informação foi confirmada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os estudantes realizam a primeira etapa do exame neste domingo (5).
Os participantes devem fazer uma redação dissertativa-argumentativa neste primeiro dia de prova, que além do texto, compreende também questões sobre linguagens e códigos e ciências humanas. No próximo domingo (12), serão aplicadas as questões de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.
Sobre o tema
A problemática aborda, principalmente, o fato de que mulheres passam o dobro do tempo em cuidados domésticos e com filhos/familiares do que os homens. O excesso de obrigações, a estigmatização acerca da diminuição do reconhecimento, bem como o machismo estrutural e até mesmo dentro do mercado de trabalho são possíveis narrativas que o participante poderá adotar em sua estrutura textual.
Temas anteriores
2022 - "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil
2021 - Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
2020 – O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
2019 - Democratização do acesso ao cinema no Brasil
2018 - Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
2017 – Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil;
2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil;
2015 – A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira;
Ver todos os comentários | 0 |