O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta segunda-feira (27) para a Arábia Saudita, Qatar, Emirados Árabes Unidos e Alemanha, em sua 15ª e última viagem internacional do ano. O principal compromisso será a participação na COP28, a principal conferência da ONU para a discussão do clima, em Dubai. Na volta, em 5 de dezembro, Lula terá passado 62 dias fora do país durante 2023.
Antes da COP28, em 29 e 30 de novembro, Lula fará uma parada em Riade, na Arábia Saudita, e outra em Doha, no Qatar. Nessas viagens, o presidente pretende discutir o conflito entre Hamas e Israel com líderes dos países próximos à guerra. Esta será a primeira viagem internacional do presidente desde que fez cirurgias no quadril e nas pálpebras em 29 de setembro.
Em 1º de dezembro, Lula chega a Dubai para participar de compromissos do evento climático. Na volta, o presidente ainda fará uma parada em Berlim, na Alemanha, onde assinará cerca de 20 acordos bilaterais, a maioria sobre meio ambiente e desigualdade.
Esta é a última grande viagem internacional de Lula. No início de novembro, o presidente disse que conseguiu cumprir seu objetivo de recuperar a imagem do Brasil no exterior com suas viagens e, a partir de 2024, se dedicará a rodar pelos Estados brasileiros e visitar obras.
A última viagem de Lula foi em setembro, quando ele visitou Cuba e os Estados Unidos. Na ocasião, participou do encontro do G77+ China e da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), respectivamente.
Ver todos os comentários | 0 |