O Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) é, basicamente, um boleto, utilizado pela Receita Federal para recolhimento de impostos no Brasil. Uma das usabilidades mais comuns dele é quando se tem débito a pagar após a declaração do Imposto de Renda. Mas o conceito geral é este: documento utilizado para pagar tributos federais, como impostos, taxas e contribuições, de acordo com a própria Receita.
Estes documentos podem ser pagos por meio de terminais de autoatendimento ou por páginas ou aplicativos de bancos na internet, o internet banking.
No caso da declaração de IR, o Darf já vem completamente preenchido e cabe ao contribuinte realizar o pagamento até a data de vencimento - no caso do IR, se for imposto devido, terá até o final do mês de maio.
Mas também existe a possibilidade, nos casos cabíveis, de acordo com a Receita, de se preencher ou atualizar manualmente um Darf. Neste caso, outro sistema seria utilizado: o Sistema de Cálculo de Acréscimos Legais (Sicalc).
Ver todos os comentários | 0 |