Fechar
GP1

Brasil

Entenda como funciona o Documento de Arrecadação da Receita Federal

Documento de arrecadação é utilizado, por exemplo, para quitação de débitos do Imposto de Renda.
Por Estadão Conteúdo

O Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) é, basicamente, um boleto, utilizado pela Receita Federal para recolhimento de impostos no Brasil. Uma das usabilidades mais comuns dele é quando se tem débito a pagar após a declaração do Imposto de Renda. Mas o conceito geral é este: documento utilizado para pagar tributos federais, como impostos, taxas e contribuições, de acordo com a própria Receita.

Estes documentos podem ser pagos por meio de terminais de autoatendimento ou por páginas ou aplicativos de bancos na internet, o internet banking.


No caso da declaração de IR, o Darf já vem completamente preenchido e cabe ao contribuinte realizar o pagamento até a data de vencimento - no caso do IR, se for imposto devido, terá até o final do mês de maio.

Mas também existe a possibilidade, nos casos cabíveis, de acordo com a Receita, de se preencher ou atualizar manualmente um Darf. Neste caso, outro sistema seria utilizado: o Sistema de Cálculo de Acréscimos Legais (Sicalc).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.