A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou comunicado oficial nesta sexta-feira (18), informando que já notificou as operadoras de telefonia e internet no Brasil sobre a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que determinou bloqueio do Telegram em todo o país.
De acordo com a revista Oeste, a Anatel notificou operadoras que administram serviços de acesso conhecidos como backbones – espinha dorsal em português, que devem impedir o acesso ao Telegram no Brasil. Os backbones centralizam o acesso à internet no país.
Entre as empresas notificadas, estão as operadoras Oi, Tim, Vivo e Claro, que oferecem o serviço de acesso à internet e também fornecem a estrutura para pequenos provedores regionais.
Alexandre de Moraes determinou que essas operadoras cancelem o acesso ao Telegram no Brasil, criando “obstáculos tecnológicos capazes de inviabilizar a utilização do aplicativo”.
Leia na íntegra a nota da Anatel:
Sobre o assunto, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informa que foi oficiada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em processo que corre em sigilo, e providenciou o imediato encaminhamento da decisão judicial às entidades atuantes no setor regulado que possuem pertinência com a determinação judicial.
Ver todos os comentários | 0 |