O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, anunciou nesta sexta-feira (3) que será usado um aplicativo para celulares com o objetivo de identificar os trabalhadores informais que não estão em nenhum cadastro do governo, mas possuem direito de receber o auxílio de R$ 600.
O aplicativo poderá ser baixado a partir da terça-feira (7). O benefício é uma das medidas de alívio à crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus – Covid-19. Segundo a pasta, entre 15 milhões e 20 milhões de trabalhadores não estão atualmente em nenhum cadastro usado pelo governo.
Devem fazer o cadastramento pelo aplicativo:
De acordo o Ministério da Cidadania, poderão se cadastrar no aplicativo: trabalhadores que não estão no Cadastro Único do governo; contribuintes individuais do INSS; microempreendedores individuais.
Trabalhadores que já estão nos cadastros do governo, mas que não sabem disso e venham a tentar fazer o credenciamento pelo aplicativo, vão ser informados de que não precisam fazer esse registro.
Ainda conforme o Ministério da Cidadania, o dinheiro será creditado na conta bancária informada pelo trabalhador ou ele receberá uma autorização para fazer o saque nas lotéricas. A previsão é que esses trabalhadores possam começar a receber o auxílio 48 horas depois de concluírem o cadastramento pelo aplicativo.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Guedes: 'em três meses, vamos gastar com auxílio mais do para ministérios'
Auxílio emergencial de R$ 600 é publicado no Diário Oficial da União
Covid-19: saiba quem tem direito ao auxílio emergencial do governo
Ver todos os comentários | 0 |