A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou a lista de 31 planos de saúde de 10 operadoras que terão a comercialização suspensa devido a reclamações recebidas no terceiro trimestre de 2017, relativas à cobertura assistencial, como negativas e demora no atendimento. A relação foi divulgada nesta quinta-feira (30) e tem validade a partir de 8 de dezembro.
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A medida garante que os 167,7 mil beneficiários dos planos suspensos neste ciclo continuem a ter assistência regular. Das 15.912 reclamações de natureza assistencial recebidas pela ANS entre o dia 1° de julho e 30 de setembro, 14.138 queixas foram analisadas.
No período, 92% das reclamações foram resolvidas pela mediação feita pela ANS via Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), que busca uma solução mais rápida do problema. Os casos não resolvidos viram processos contra as operadoras e também são contabilizados para a suspensão da comercialização.
A suspensão está prevista pelo Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento e tem o objetivo de garantir atendimento de qualidade aos beneficiários.
A cada três meses a ANS identifica as operadoras e planos com maior número de reclamações assistenciais, levando em conta também o número de beneficiários e a segmentação assistencial. Após suspensos, os planos afetados só podem voltar a ser comercializados para novos clientes se comprovarem a melhoria no atendimento.
Neste ciclo, 27 planos de saúde de sete operadoras que comprovaram melhoria nos serviços prestados foram reativados ou parcialmente reativados.
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