Fechar
GP1

Brasil

Enem 2015: pressão dos pais pode atrapalhar resultados

Comparações e pressões não são bem vindas durante a reta final do Enem.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecerá em todo Brasil nos dias 24 e 25 de outubro e os concorrentes, além de enfrentar o nervosismo e ansiedade, tem de lidar ainda com a pressão dos pais e familiares.
Imagem: DivulgaçãoEnem 2015(Imagem:Divulgação)Enem 2015

Na reta final dos estudos, a pressão por parte dos pais pode ser um grande vilão para os estudantes que procuram uma vaga na universidade pública. Cobranças em excesso e comparações podem provocar efeito contrário e prejudicar os estudantes.

“Num mundo perverso e competitivo, não ter apoio e incentivo dentro de casa pode tornar o jovem mais inseguro do que gostaríamos”, afirma a psicóloga Rita Calegari.

Insegurança

Segundo a psicóloga Rita Calegari, a pressão dos pais nesse momento é como “sal na comida”, tudo tem que ser moderado.

“Se estiver na medida errada, para mais ou para menos, pode estragar o prato. Da mesma forma, pais que não manifestam nenhum tipo de cobrança ou pais que cobram demasiadamente, irão prejudicar os filhos”, diz.

Neste momento difícil na vida dos jovens, os pais só podem fazer comparações se for de uma maneira amistosa, com intuito de incentivar o aluno a conseguir bons resultados.

“Seu irmão não é melhor do que você e se conseguiu é porque se esforçou, logo você também pode”, ensina a psicóloga.

Redação

A redação representa 20% da nota final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As redações serão avaliadas por duas pessoas e terá uma pontuação de 0 a 1.000 pontos, devendo ser avaliadas de acordo com cinco competências.

Entre as competências da avaliação estão o domínio da norma padrão da língua escrita, compreensão da proposta e escrita de um texto dissertativo, defesa de um ponto de vista com bons argumentos, demonstração de conhecimento dos mecanismos linguísticos e elaboração de uma proposta de intervenção para o problema abordado.

Correção da redação


Dois avaliadores irão atribuir notas de 0 a 200 para cada competência citada anteriormente. Caso haja uma grande discrepância entre as notas dos dois avaliadores, cerca de 100 pontos de diferença na nota final ou 80 em uma competência, uma terceira pessoa é chamada para avaliar a prova.

Caso persista uma diferença de 100 pontos entre os três avaliadores, será montada uma banca com outros três profissionais e uma nova nota é atribuída ao candidato.

Enem 2014

Apenas 250 pessoas entre os 6,2 milhões de participantes obtiveram nota máxima na prova de redação. 529.374 inscritos zeraram a prova

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.