Moradores de São Paulo e Rio de Janeiro receberam, na madrugada desta sexta-feira (14), um alerta sobre a possibilidade de um terremoto de até 5,5 de magnitude no litoral dos dois estados. O aviso foi emitido por volta das 2h por meio do sistema de alerta de terremoto do Android.

A notificação indicava dois tremores de magnitudes diferentes: um na região de Ubatuba, com magnitude de 4,4 na escala Richter, e outro na Baixada Santista, com magnitude de 5,5. O alerta também mencionava a possibilidade de abalos secundários e forneceu orientações de segurança, como o uso de sapatos e a verificação das saídas de gás, além de recomendar que os moradores evitassem locais com construções danificadas.

TERREMOTO em SP? Quem mais recebeu? Até agora só os celulares Android receberam notificação da defesa civil, eu não recebi no IPhone. pic.twitter.com/eQrefnqPr8 — Ana Lúcia ???????? (@AnaLucia_Aloha) February 14, 2025

Em resposta, a Defesa Civil de São Paulo esclareceu que o alerta não foi emitido pelo Centro de Gerenciamento de Emergências do Estado e pode ter se originado de um serviço exclusivo do Google. “Até o momento, não há registros de ocorrências relacionadas a um possível terremoto no Estado”, afirmou. “Não há nenhuma ocorrência registrada ou em atendimento pelas equipes das Defesas Civis municipais.”

A USP também desmentiu a ocorrência de um terremoto. O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo informou que não houve registro de nenhum tremor na madrugada desta sexta-feira.

Foto: Reprodução/X
Moradores de SP e RJ recebem alerta de terremoto

Até o momento, o Google não explicou por que o alerta foi enviado aos usuários do Android. Em julho do ano passado, moradores de diversos bairros de São Paulo sentiram tremores após um terremoto atingir a região de San Pedro do Atacama, no Chile.