O Operador Nacional do Sistema Elétrico ( ONS ) divulgou um estudo que aponta um alto risco de apagão no Piauí devido à sobrecarga na rede elétrica. O problema é resultado do crescimento acelerado da geração de energia por painéis solares instalados em residências e comércios.
Além do Piauí, outros estados que enfrentam riscos semelhantes são Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima e São Paulo.
O estudo do ONS foi elaborado para projetar o comportamento do Sistema Interligado Nacional ( SIN ) nos próximos cinco anos. A intenção é garantir que a distribuição de energia ocorra com segurança e confiabilidade, seguindo os padrões técnicos exigidos.
O levantamento também revelou que o Brasil já conta com 33 gigawatts (GW) de geração distribuída, principalmente proveniente de sistemas solares instalados em imóveis residenciais e comerciais. Apesar do avanço na produção de energia limpa, o ONS alerta que o crescimento acelerado exige adaptações na infraestrutura elétrica para evitar sobrecargas e garantir a estabilidade do fornecimento.