Entre o final de 2024 e o início de 2025, mais de 2 mil presos que tiveram direito à saída temporária de Natal não retornaram aos presídios no prazo estipulado. Segundo um levantamento, dos 48 mil detentos beneficiados em 14 estados e no Distrito Federal, 2 mil continuam foragidos, o que representa 4,3% do total.

Entre os estados, o Rio de Janeiro apresentou a maior proporção de evasões: dos 1.494 presos que receberam o benefício, 260 (cerca de 14%) não retornaram. Em números absolutos, São Paulo lidera, com 1.334 detentos que não voltaram às prisões.

Seis estados (Acre, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco e Tocantins) informaram que não concederam a saída temporária no período. Outros cinco (Alagoas, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte e Rondônia) não responderam à solicitação de informações, enquanto Minas Gerais ainda não havia compilado os dados.

O levantamento foi realizado pela coluna de Tácio Lorran, do portal Metrópoles, e considerou informações de 14 estados e do Distrito Federal.