O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que os direitos humanos das pessoas presas por envolvimento nas manifestações do dia 8 de janeiro estão sendo violados no Brasil. Em declaração à Rádio Auriverde nesta quarta-feira (22), Bolsonaro comparou a situação brasileira à liberação de manifestantes presos por eventos relacionados à invasão do Capitólio, nos Estados Unidos, em 6 de janeiro de 2021.
Bolsonaro afirmou que parlamentares que participaram de um encontro com apoiadores do ex-presidente Donald Trump na segunda-feira (20) retornaram ao Brasil com “gás” para discutir o tema da anistia no Congresso Nacional. Segundo ele, o objetivo é ampliar as articulações políticas em torno da liberdade dos detidos. “Esperamos que o Parlamento resolva a questão da anistia para essas pessoas”, disse.
Os atos de 8 de janeiro resultaram na ocupação das sedes dos Três Poderes, em Brasília. Desde então, centenas de pessoas foram presas sob acusação de participação ou incitação aos atos antidemocráticos.
Bolsonaro reforçou críticas ao tratamento dispensado aos detidos, sugerindo que a situação configura violação de direitos fundamentais. A fala ocorre em um momento de pressão sobre o Legislativo para definir caminhos em relação aos envolvidos nos atos.