O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi incluído entre os convidados para a cerimônia de posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump . O Brasil será representado no evento pela embaixadora brasileira em Washington, Maria Luiza Viotti. A solenidade está agendada para a próxima segunda-feira (20).
De acordo com fontes do governo ouvidas pela Gazeta do Povo, a ausência de Lula já era prevista antes mesmo de o convite oficial ser enviado à Embaixada do Brasil nos EUA. Nos Estados Unidos, é tradicional que apenas embaixadores representem seus países em cerimônias de posse presidencial, ao contrário do que ocorre no Brasil.
No entanto, Donald Trump quebrou essa tradição ao convidar, nesta posse, alguns chefes de Estado, como o presidente da China, Xi Jinping, e o mandatário argentino, Javier Milei. Embora Xi ainda não tenha confirmado presença, a imprensa argentina informa que Milei deve participar do evento.
Lula não foi incluído na lista de convidados. O presidente brasileiro e Trump nunca tiveram um relacionamento próximo, diferentemente do vínculo que o republicano manteve com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).