Parlamentares da oposição ao Governo Lula celebraram o recente levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, que coloca Jair Bolsonaro (PL) como líder nas intenções de voto para as eleições de 2026. Em um cenário onde a pesquisa apresenta apenas Bolsonaro e Lula, o ex-presidente detém 45,7% das intenções de voto, contra 42,2% do petista. Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira (13).

Atualmente, o presidente de honra do Partido Liberal (PL) está inelegível até 2030, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de junho de 2023, o que o impede de concorrer a cargos públicos durante esse período.

Em novembro de 2024, a Polícia Federal (PF) indiciou Bolsonaro por suposta tentativa de golpe de Estado, acusando-o de crimes como abolição violenta do Estado democrático de direito, participação em organização criminosa e conspiração para impedir a posse de Lula.

A oposição celebrou a consolidação do nome de Bolsonaro. Deputados federais afirmam que a liderança de Bolsonaro sobre Lula, se as eleições fossem hoje, demonstra que a população brasileira busca uma liderança comprovada para governar o país. Para Silvia Waiãpi (PL-AP), a pesquisa reflete a reação dos brasileiros ao que consideram descaso do governo Lula em questões cruciais como segurança pública, soberania nacional e custo de vida.

"A liderança de Bolsonaro nas pesquisas mostra que o povo quer recuperar a esperança, e ele representa essa mudança", acrescentou a parlamentar.

Rodrigo Valadares (União-SE) analisou que os números da pesquisa não refletem apenas a figura do ex-presidente, mas sim um “recado claro” de que o governo Lula está “desconectado da realidade do povo”. Para o deputado, a “ineficiência em áreas críticas e a falta de liderança estão levando o Brasil a um retrocesso”.

O deputado Sanderson (PL-RS) destacou que o nome de Bolsonaro se sobressai na pesquisa porque “as pessoas lembram que, com ele, havia firmeza nas decisões e compromisso com o bem-estar da população”. Ele critica o atual governo, afirmando: “O Brasil está cansado de um governo que prioriza narrativas ideológicas enquanto a população sofre com inflação alta, desemprego e violência”.

Já Rodolfo Nogueira (PL-MS) apontou que, “enquanto o governo Lula falha em oferecer respostas concretas, a população busca uma liderança que já demonstrou capacidade e resultados”. Para ele, Bolsonaro surge como essa liderança, pois, durante seu governo, houve progresso em diversas áreas que hoje estão sendo negligenciadas.

“Bolsonaro aparece como essa liderança porque, em seu governo, houve avanços em áreas hoje negligenciadas”, concluiu o parlamentar.