A ministra Cármen Lúcia , presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), empossou Antônio Carlos Ferreira como ministro efetivo da Corte, na noite dessa quinta-feira (19). Durante seu pronunciamento, o recém-empossado destacou a importância do cargo.
“O Tribunal Superior Eleitoral, a Justiça Eleitoral como um todo, não julga apenas pessoas – o que, por si só, já seria uma grande responsabilidade –, julga mandatários. Dessa forma, interfere diretamente na vida das cidades, dos estados e do país”, disse o ministro empossado.
Trajetória resumida do novo ministro
Proveniente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Antônio Carlos Ferreira tomou posse como ministro substituto no TSE no dia 13 de junho de 2023.
Ele ocupou o cargo de ministro substituto em razão da vaga aberta com o falecimento do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, ocorrido em 8 de abril do mesmo ano. Sanseverino era ministro substituto no TSE pela representação do STJ.
Composição do TSE
O TSE é composto por, no mínimo, sete ministros: três são originários do Supremo Tribunal Federal (STF), dois são do Superior Tribunal de Justiça e dois são representantes da classe dos juristas.